Programa
Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo
Integrado)
O que é?
O ProInfo
Integrado é um programa de formação voltada para o uso
didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos
equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e
recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor,
pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco
Internacional de Objetos Educacionais.
CURSOS
OFERTADOS
Introdução
à Educação Digital (100h)
Este
curso tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital de
profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os
recursos e serviços dos computadores com sistema operacional Linux
Educacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo do
ProInfo Integrado é trazer uma reflexão sobre o impacto das
tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente,
no ensino.
Tecnologias
na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h)
Visa
oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os
professores e gestores escolares possam: Compreender o potencial
pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
Elaboração
de Projetos (40h) :
Visa
capacitar professores e gestores escolares para que eles possam:
Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de
projetos em salas de aula; Compreender a história e o valor do
trabalho com projetos e aprender formas de integrar as tecnologias no
seu desenvolvimento; Analisar o currículo na perspectiva da
integração com as TIC; Planejar e desenvolver o Projeto Integrado
de Tecnologia no Currículo (PITEC); Utilizar os Mapas Conceituais ao
trabalho com projetos e tecnologias, como uma estratégia para
facilitar a aprendizagem.
Redes
de Aprendizagem (40h):
O curso
tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel
da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de
utilizarem as novas mídias sociais no ensino.
0 comentários:
Postar um comentário